terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Importância da Água Tratada

Quando abrimos uma torneira em Juiz de Fora, estamos recebendo água que foi retirada da natureza, tratada e transportada até as casas, escolas, indústrias, hospitais, creches, etc.

Somente depois de tratada a água pode ser distribuída para ser consumida pelo Homem.

Portanto águas de minas, poços e nascentes são contaminadas em sua maioria (principalmente em centros urbanos), ou seja, Impróprias para o Consumo Humano devido à existência de contaminação por produtos químicos, esgotos domésticos, lixo, etc, que penetram no solo por infiltração de chuvas ou até mesmo pelo rompimento de redes de esgotos em centros urbanos, trazendo a contaminação de águas subterrâneas e também funcionando como veiculação hídrica de vários agentes patológicos, muito comuns em países em desenvolvimento como o Brasil.

Segundo informações atualizadas do Banco Mundial, 10 milhões de mortes anuais no mundo estão associadas a doenças causadas pelo uso da Água Imprópria para o Consumo Humano. Para cada R$1,00 investido em saneamento básico, é economizado R$4,00 em Postos de Saúde com doenças ocasionadas pela falta de saneamento.

As principais doenças veiculadas pela água são causadas por: VÍRUS (ex: poliomielite, hepatite infecciosa), BACTÉRIAS (ex: febre tifóide, desinteria bacilar, leptospirose, cólera, gastroenterites), PROTOZOÁRIOS (ex: desinteria amebiana, giardíase) e por HELMINTOS OU VERMES (esquistossomose, ancilostomose e ascaridíase).

A distribuição de água tratada, além de lavarmos a nossa caixa d’água de 6 em 6 meses, traz como resultado a melhoria na saúde e nas condições de vida de uma comunidade.



Pra evitar problemas de contaminação de minas, poços e nascentes, devemos:
* Não fazer necessidades próximas a fontes, ou mesmo distante onde a chuva poderá infiltrar os organismos que provocam doenças;
* Quando não houver sistema de esgoto, providenciar a construção de fossas em locais livres de enchentes, no mínimo a 15 metros do vaso sanitário e da fonte de água, em um nível mais baixo para evitar contaminação;
* Mantenha a casinha da fossa sempre limpa e fechada, jogue cal ou cinza para tirar o mau cheiro e evitar insetos;
* Não jogar ou deixar o lixo em qualquer lugar, pois é um foco de doenças, pode atrair ratos e insetos, e facilita a ocorrência de enchentes além de sujar as águas que irão infiltrar no solo.

"Quem tem água tratada, deve sempre utilizá-la em vez de utilizar água de poços e minas".

Nas regiões onde não existe água tratada alguns cuidados são necessários:
* Ferva a água durante 2 minutos e depois de fria agite-a bem;
* Adicione, para cada litro de água 3 gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária), misture bem, espere por 30 minutos para usá-la. OBS: se a água estiver turva, filtre-a antes de clorar.

Se você possui uma mina ou poço em casa utilize esta água apenas para:

* Lavar o quintal ou varanda;
* Lavar automóveis e bicicletas;
* Lavar calçadas;
* Regar jardins e plantas não comestíveis pelo Homem.

95% DAS MINAS DE JUIZ DE FORA ESTÃO CONTAMINADAS, POR ISSO NÃO SE PODE UTILIZÁ-LAS.

Fonte:  Cesama

Veja mais: http://www.cesama.com.br/?pagina=tratada

Nenhum comentário:

Postar um comentário