segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Esgoto no ABC vai para a Billings por falta de saneamento básico

Expedição do flutuador completa um mês na represa.
Já são 303 km percorridos no maior reservatório da região metropolitana.




A expedição do flutuador da Rede Globo encontrou nesta sexta-feira (17) mais um bairro que despeja esgoto na represa.

Oito mil pessoas vivem em condições precárias no bairro Tatetos, em São Bernardo do Campo, no ABC. As ruas são de terra, o transporte público é lento e parte das casas tem ligação clandestina de energia elétrica. “Não tem condições de pagar uma conta de água nem de luz por isso todo mundo é gato”, conta o funileiro William dos Santos.
No bairro tem água encanada, mas falta tratamento de esgoto. “Aqui é um riacho que cai esgoto de todas as casas. Vai para a represa, desce para Represa Billings”, conta o morador Walter da Silva.

Nesta sexta, durante todo o percurso o flutuador passou por muitas algas, que aumentam o índice de oxigênio na superfície. Por isso Dan Robson teve que coletar água a dois metros de profundidade para fazer a medição. A média na superfície foi boa em toda a viagem, mas abaixo da camada de algas o índice ficou ruim, em 4,2 mg/l.

A secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, disse que a situação pode melhorar com a ação conjunta do estado, municípios e população. “O mais importante para diminuir a poluição é a questão do tratamento de esgoto e a urbanização de favelas. A sociedade, cada pessoa individualmente, tem que ter mais consciência para cuidar do lixo que ela gera”, afirmou.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário