O governador Sérgio Cabral, o presidente do Grupo EBX, Eike Batista, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, inauguram hoje, às 9h, na Avenida Delfim Moreira, na Elevatória do Leblon, o Centro Operacional de Esgotos (CCOE) da Zona Sul. O moderno CCOE permite supervisionar e operar à distância, por meio de telas de LCD, o conjunto de elevatórias de esgotos daquela região, assim como os níveis hidráulicos das galerias no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.
- O CCOE, que utiliza transmissão de dados via satélite (GPRS), teve todos os painéis elétricos das elevatórias de tempo seco substituídos por itens modernos (hardwares e softwares de última geração). Além disso, as ações de manutenção corretiva ganharão agilidade, pois haverá condição de identificar online eventuais problemas, o que permite a intervenção imediata de técnicos, diminuindo significativamente os riscos de vazamentos e os consequentes danos ambientais - destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Além de reduzir os gastos com energia elétrica em cerca de 20%, o sistema automatizado, que confere maior credibilidade e eficiência à operação de esgotamento sanitário, possibilita verificar, em tempo real, mais de 400 pontos de controle de variáveis como vazão, pressão, corrente, nível e alertas de segurança operacional.
Ainda de acordo com Wagner Victer, o monitoramento abastecerá a Prefeitura do Rio de Janeiro com informações sobre a parte hidráulica das galerias de águas pluviais que deságuam na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Fonte: Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário