Com três anos de atraso, foi inaugurada ontem de manhã a Unidade de Tratamento de Rio (UTR) do Arroio Fundo, em Jacarepaguá. A estação estava prevista para os Jogos Pan-Americanos de 2007 a fim de despoluir as águas no entorno da Vila Pan-Americana. Os equipamentos, no entanto, só funcionaram durante o evento, com as obras ainda em andamento. O projeto acabou paralisado devido à inadimplência com alguns convênios federais. Por conta do problema, a prefeitura ficou impedida durante meses de receber o restante dos recursos do Ministério do Esporte para a conclusão dos serviços.
As intervenções custaram R$26,1 milhões e só foram retomadas em julho de 2009. Quando a inadimplência foi sanada, surgiu mais uma dificuldade: como a verba do Ministério dos Esportes só poderia ser repassada durante o ano do Pan, foi necessário encontrar uma nova fonte de recursos. A solução, então, foi o Ministério das Cidades, responsável por repassar recursos destinados a saneamento para estados e municípios.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes anunciou ainda outras melhorias para ajudar a reduzir a poluição no sistema lagunar da Baixada de Jacarepaguá, que terá que ser recuperada para os Jogos Olímpicos de 2016. As águas dos rios do Anil, das Pedras, Pavuna e Pavuninha também serão tratadas.
Com a UTR do Arroio Fundo, cerca de 300 mil moradores de Jacarepaguá, Anil, Rio das Pedras, Cidade de Deus serão beneficiados.
- O Arroio Fundo é o principal valão de esgoto sendo tratado no momento - disse o biólogo Mário Moscatelli.
Fonte: o Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário