
O Sistema Cantareira produz 33 mil litros de água por segundo para abastecer cerca de 55% da Região Metropolitana de São Paulo.
O complexo foi projetado nos anos sessenta para evitar um colapso no fornecimento de água, época em que o tema falta de água não saia dos jornais. No passado conhecido como sistema Juqueri tinha como principal objetivo atender com facilidade a zona norte da cidade, região mais prejudicada com o desabastecimento.
Hoje cinco represas compõe o sistema produtor de água: Jaguari e Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri. A Serra da Cantareira é o desnível natural que separa as represas da Estação de tratamento de água. Para transpor esse obstáculo foi construída a Elevatória de Água Santa Inês, considerada o coração do sistema Cantareira, é a responsável por bombear a água das represas para um reservatório intermediário chamado Águas Claras. Por meio de túneis escavados nas rochas a água chega Estação do Guaraú, responsável por tratar a água do sistema Por gravidade é distribuída para as Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.
Fonte: Sabesp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário