terça-feira, 12 de abril de 2011

Prefeitura firma convênio para urbanização de 36 áreas em SP

Até dezembro deste ano cerca de 75 mil famílias passarão a ter acesso a coleta e tratamento de esgoto e água potável em São Paulo. Um convênio firmado entre a Prefeitura paulistana e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) irá beneficiar 36 áreas da cidade com obras de urbanização. As 36 áreas designadas para receberem as reformas foram escolhidas pelo Conselho Gestor do FMSAI (Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura).

Entre as áreas escolhidas estão a favela de Paraisópolis, que fica na zona sul e é a segunda maior favela da cidade, o Cantinho do Céu, na mesma região, e a comunidade de São Francisco na zona leste.

Estima-se que as comunidades após a reforma coletem diariamente 30 milhões de litros de esgoto, o que equivale a 12 piscinas olímpicas por dia. Atualmente cerca de 30% do total de esgoto da cidade não é tratado e 11 % nem chega a ser coletado. A meta do Fundo Municipal de Saneamento é universalizar o acesso à água potável e coleta de esgoto em São Paulo até 2014.

“O problema é a cidade informal, onde só 56% dos moradores têm cobertura. Queremos levar infraestrutura a essas regiões periféricas de São Paulo”, diz Marcel Costa Sanches, secretário-executivo do FMSAI e engenheiro da Sehab (Secretaria Municipal de Habitação).

Das áreas escolhidas para a reforma 21 terão suas obras financiadas parcialmente pela Sabesp, outras 15 que integram o programa de proteção aos mananciais também estarão incluídas. O valor previsto para realização das obras em 2011 é de R$ 400 milhões e deste valor R$200 milhões serão investidos em intervenções nas áreas de mananciais.


Fonte: eBand

Nenhum comentário:

Postar um comentário