Vinte e quatro municípios do interior capixaba discutem o aperfeiçoamento das técnicas autônomas de saneamento ambiental nesta terça-feira (29). O "Encontro Funasa, municípios e serviços municipais de saneamento", é realizado em Colatina, norte do Estado, em parceria com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae-ES).
Um dos principais pontos levantados pelos municípios que possuem Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é a implantação de um consórcio intermunicipal de saneamento (CIS). O consórcio pretende facilitar para pequenos municípios realizar licitações e solicitar grandes investimentos. De forma que quando um município precisar comprar 50 hidrômetros, e outro 100, o consórcios haja e por ele a licitação seja realizada, buscando uma melhor relação preço x benefício.
Segundo o superintendente estadual da Funasa, Nilton Andrade, é preciso trabalhar pela modernização dos serviços autônomos nas cidades. "Precisamos modernizar a gestão dos serviços autônomos municipais. A formação do consórcio intermunicipal de saneamento é atualmente o principal instrumento utilizado em outros estados com este objetivo", relata. Para contar experiências sobre os CIS, foram convidados representantes dos consórcios de Maringá, no Paraná e da Zona da Mata, em Minas Gerais.
Outros temas como a sustentabilidade nas ações de saneamento básico, o Plano de Proteção para Mananciais, e a lei 114445/2007 que regula o saneamento básico, também serão discutidas ao longo do dia.
Fonte: ES Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário