Seis milhões de litros de esgoto. Essa é a quantidade de dejetos que cai diariamente no rio Capivari, em Campos do Jordão. Para mudar essa realidade, a Sabesp apresentou um projeto de tratamento dos resíduos, mas a preocupação é de que as obras também possam atrapalhar o turismo e o comércio da cidade.
Você está andando tranquilo, curtindo um passeio quando de repente é incomodado pelo barulho de marretas e outros equipamentos. Esse tipo de ruído quebra qualquer encanto turístico.
Se a simples reforma de uma loja já incomoda um pouco imagine canteiros de obra espalhados pela cidade inteira. É isso que está programado para acontecer na cidade com a instalação da rede de esgoto. O problema é que os comerciantes estão preocupados que tanto barulho acabe afastando os turistas.
As obras começam em fevereiro de 2011. Serão mais de dois anos de trabalho para instalar 30 quilômetros de tubulações pela cidade, sendo que em 20 quilômetros, superfícies de ruas e calçadas terão que ser quebradas.
Em uma audiência pública a Sabesp mostrou um plano para não atrapalhar o movimento nem a música clássica durante o festival de inverno. Por outro lado, o investimento de R$ 106 milhões promete acabar com despejo de esgoto, que hoje vai todo para o rio Capivari.
A previsão é de que a estação de esgoto colete mais de 90% do esgoto da cidade até 2015. Após o início da construção, o prazo de conclusão das obras é de 30 meses.
Fonte: VNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário