Durante a abertura oficial da 40ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizada em Uberaba (MG), o presidente da Assemae, Arnaldo Luiz Dutra, afirmou a importância da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o crescimento da abrangência das ações de saneamento no Brasil.
Na cerimônia, que contou com a participação do presidente Lula, Arnaldo ressaltou o grande peso da parceria entre a Funasa e Assemae e os resultados positivos do trabalho conjunto.
Ele lembrou que muitas cidades pequenas construíram suas estruturas de saneamento com a ajuda da Funasa, que oferece fomento, apoia a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e a formação dos consórcios públicos. Muitas cidades reunidas na Assemae contaram com a presença fundamental da Fundação Nacional de Saúde na organização do saneamento.
A Funasa é extremamente presente em muitos municípios do Brasil por meio de capacitação técnica. A partir de seu Governo, a Funasa ofereceu o fomento e recursos para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento e para a formação de Consórcios que potencializam a nossa capacidade de atender à população`. disse durante a abertura do evento.
Arnaldo lembrou que a Assemae é uma entidade plural, envolvendo representantes de diversas realidades e que a convivência entre eles é harmônica, sempre buscando o melhor para a população. `A Assemae nasceu da idéia de que ninguém vive sem saneamento`. A 40ª Assembleia tem como tema `Avançar no Saneamento é garantir a cidadania`.
A Assemae defende saneamento como garantia de saúde para as pessoas, como condição para meio ambiente equilibrado, como expansão da economia pela geração de empregos que proporciona e por ser a base estruturante das atividades produtivas. A Associação apoia a organização dos municípios em torno de consórcios de saneamento ambiental
Fonte: Revista Envolverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário