sexta-feira, 10 de maio de 2013

MP garante que a água fornecida pela São Sabriel saneamento é de qualidade



No dia 18 de abril, o Ministério Público, por meio de sua Divisão de Assessoramento Técnico, realizou coletas de água em diversos pontos da cidade de São Gabriel, juntamente com técnicos da empresa São Gabriel Saneamento, encaminhando-as para análise de potabilidade. Além disso, o Promotor de Justiça Fernando Andrade Alves, da Promotoria de Justiça Especializada de São Gabriel, visitou as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA), juntamente com o Engenheiro Sanitarista do Ministério Público, Márcio Frangipani.
Os resultados obtidos foram analisados pelo Engenheiro Sanitarista, que concluiu a elaboração de Parecer Técnico nesta segunda-feira (06), sendo os resultados apresentados em reunião realizada pelo Promotor de Justiça, contando com a presença da Presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Xarão; do Presidente da Agência Reguladora dos Serviços Concedidos de São Gabriel (AGESG), João Custódio Iturbíde; da Diretora do Procon Municipal, Liane Pires; do Assessor da Secretaria da Indústria e Comércio, Flávio Munhoz; do Responsável Técnico da São Gabriel Saneamento, Etiel Silva Pereira e do Responsável Comercial e Administrativo da Empresa, Hugo de Barros Silva.
As coletas foram realizadas com observâncias das normas técnicas, em pontos críticos, como pontas da rede de abastecimento e próximos a locais de grande fluxo de pessoas (escolas, hospital etc), sem prévio aviso e escolhidos aleatoriamente pelo Ministério Público.
TAMBÉM FORAM REALIZADAS ANALISES EM LOCAIS ONDE LAUDOS APRESENTADOS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SUGERIAM HAVER PROBLEMAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM: A ÁGUA DISTRIBUÍDA EM TODA A CIDADE É POTÁVEL

Engenheiro Sanitarista registrou todas amostras encaminhadas ao laboratório
Também houve coletas em dois pontos que, em laudos anteriores de outro órgão, haviam detectado suposta contaminação da água, o que não se confirmou a partir das coletas realizadas pelo Ministério Público. Todas as amostras coletadas apresentaram-se dentro dos padrões de potabilidade, sendo, portanto, próprias para o consumo humano. Com esta verificação, foi constatado que as amostras que apresentaram problemas, provavelmente foram coletadas de água de poço artesiano.
Durante a reunião, foi destacado pelo Promotor de Justiça que os resultados de potabilidade servem para informar a população quanto a atual qualidade da água, mas não afastam a necessidade de constante controle pelos órgãos responsáveis pela fiscalização. Especial atenção será empregada para os casos de turbidez, causados pelo arraste de ferro e manganês depositados nas tubulações.
SGS CONTINUA TRABALHANDO PARA GARANTIR A QUALIDADE DA ÁGUA
A concessionária está mantendo e ampliando o programa de limpeza das tubulações antigas que ao longo do tempo vem sofrendo incrustações,  através de descargas programadas em diversos pontos da rede de distribuição, evitando que haja o carreamento do material incrustado quando  é restabelecida a distribuição de água após uma parada no abastecimento, como afirma o Químico Industrial, Etiel Pereira. O técnico destaca que esse é um problema enfrentado em vários sistemas de abastecimento. Para acelerar o processo de limpeza das tubulações, a SGS também vem aplicando um produto denominado ortopolifosfato de sódio, cujos resultados vem se mostrando muito positivos.
PROCON AFIRMA QUE NÃO HÁ RECLAMAÇÕES POR QUALIDADE DA ÁGUA
Conforme informações prestadas pela diretora do Procon, não há casos de reclamação por qualidade da água em São Gabriel. Também em reunião, o Promotor de Justiça ressaltou que as reclamações que chegam sobre o tema são apenas através da imprensa.
Foi formado um grupo permanente de controle da qualidade da água, a partir do qual o cidadão gabrielense que constatar inconformidade poderá procurar o Ministério Público, o Procon, a Agesg ou a São Gabriel Saneamento, bem como a Câmara de Vereadores, natural destinatária de iniciativas populares, que adotarão comunicação agilizada para imediata averiguação e solução do problema.
Fonte: São Gabriel Saneamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário