sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

RS: Obras podem levar 25 anos

São Marcos, Vacaria e Flores da Cunha já renovaram seus contratos com a Corsan e as três têm projetos para o tratamento de esgoto, hoje de 0%.

Em São Marcos, a renovação ocorreu em dezembro do ano passado. De acordo com o contrato, além do tratamento de esgoto, será ampliada a barragem São Luiz, que abastece a cidade. Em um prazo longo de 25 anos, 100% do esgoto do município terá tratamento. A previsão é de que sejam construídas três ETEs.

- O município fará parcerias de estudo com a Corsan para pensar em locais para as futuras estações de tratamento. No momento, eles não estão definidos - explica o secretário de Planejamento de São Marcos, Luiz Brochetto.

O contrato de Vacaria foi renovado em agosto de 2010 e prevê a construção de redes coletoras de esgoto que atinjam toda a cidade. A Corsan e a prefeitura já estão em processo de captação de verbas junto ao Ministério das Cidades via PAC 2.

Em Flores da Cunha, a renovação do contrato de prestação de serviços de água foi renovado junto com a assinatura do contrato de tratamento de esgoto.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento de Flores da Cunha, Paulo Ribeiro, o projeto contempla a construção de seis ETEs. A maior delas será construída na localidade de Travessão Lagoa Bela em, no máximo, 10 anos.

- Essa estação atenderá 70% do município e a previsão é de que o projeto seja orçado em cerca de R$ 13 milhões - afirma Ribeiro.



Exemplo: Caxias do Sul lidera o ranking nacional de cidades que mais ampliaram as redes de esgoto no Brasil em cinco anos, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e Instituto Trata Brasil .

O crescimento foi superior a 2000% entre 2003 e 2008. Foram construídos 1.345 quilômetros de redes de esgoto no período. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) tem 15% do esgoto tratado.

Em relação à tarifa, o superintendente da região Nordeste da Corsan, Alexsander Cerentini Pacico adianta que, quando o serviço de tratamento de esgoto estiver operando, haverá a cobrança de uma taxa extra na conta de água.


Fonte: Trata Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário