Dois anos depois de deixar a Secretaria de Estado do Ambiente, o deputado estadual Carlos Minc (PT) se prepara para reassumir a pasta, a convite do governador Sérgio Cabral. A ampliação do sistema de saneamento básico será o ‘carro-chefe’ de sua próxima gestão.
“Em quatro anos conseguimos passar de 20% de esgoto tratado para 30%. Mas outros 70% ainda são lançados in natura. Nos próximos quatro anos a meta é dobrar o tratamento de esgoto no estado, passando de 30% para 60%”, diz, explicando que o orçamento terá recursos do PAC 2, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
A completa eliminação dos lixões também está nos planos. “Nos últimos quatro anos conseguimos reduzir de 60 para 40 os lixões no estado. Nos próximos quatro, vamos zerar com a implantação de aterros sanitários, usinas de transformação de lixo e ampliação da coleta seletiva”, explica Minc.
O ecoturismo também deve ser fortalecido. A expectativa do novo secretário é quadruplicar o número de visitantes nos parques ecológicos estaduais como Três Picos (Região Serrana), Ilha Grande (Angra) e Cunhambebe (Sul Fluminense).
Outro futuro secretário confirmado pelo governador é o deputado estadual Rodrigo Neves (PT), que conforme adiantou o ‘Informe do dia’ assumirá a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário