Um dos principais problemas de infraestrutura do município deverá começar a ser solucionado a partir do próximo ano. De acordo com a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), a estação que será responsável pelo tratamento do esgoto doméstico da cidade já deverá começar a operar no segundo semestre de 2011.
A afirmação foi feita por Carlos Roberto Ferreira, diretor presidente da empresa, durante esclarecimento do projeto para moradores das Chácaras São Marcelo, que fica nas proximidades da obra, vereadores e membros do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “Estamos com os trabalhos dentro do cronograma e a ideia é iniciar a operação no segundo semestre do próximo ano”, relatou Ferreira.
Atualmente as obras da estação estão em fase de terraplanagem, porém os trabalhos efetuados na dentro da cidade estão, segundo a Sesamm, em fase final. “No trecho urbano estamos atuando nas obras dos emissários, como na Adib Chaib e nas proximidades da SP-340. No tronco do Lavapés a obra já está concluída e tudo deve estar pronto ainda em abril”, destacou. Ferreira afirmou que faltam 300 metros para “vencer” a rotatória da Monroe e chegar até a Praça Lions e mais 70 metros nas proximidades do Clube Mogiano. “São trechos complexos, com até sete metros de profundidade”, explicou o diretor.
Ainda com relação à estação de tratamento, os moradores questionaram a Sesamm a respeito de alguns problemas para a localidade. Entre os problemas levantados está o aumento no fluxo de veículos, que foi totalmente rechaçado pelos representantes. “Haverá apenas um caminhão fazendo a coleta do lodo e levando para o local que será destinado e que geralmente é o aterro sanitário”, frisou Ferreira. Outra possibilidade levantada por membros da administração é a construção da Usina de Tratamento de Lixo, que poderá ser construída nas proximidades da estação.
Os moradores também levantaram a questão do mau cheiro no local. Com o tratamento do esgoto e os resíduos de lixo, há a preocupação com o odor. “Haverá uma cortina vegetal que impedirá a proliferação deste mau cheiro”, observou o diretor da Sesamm. Com a liberação de parte da estação no segundo semestre de 2011, a expectativa da empresa é tratar cerca de 65% do esgoto gerado pela cidade. Segundo a Sesamm, a expectativa é entregar mais um reator e dois decantadores em 2021, seguindo o cronograma, porém se houver a solicitação da prefeitura, as obras poderão ser adiantadas.
Fonte: A Comarca
Nenhum comentário:
Postar um comentário