A PPP administrativa entre a CAB spat e a Sabesp fará com que o número de pessoas atendidas pela Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba passe de 3,5 milhões para 5 milhões nos próximos dois anos, ou seja, 15% da população da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Isso será possível porque, com a ampliação no Sistema Produtor Alto Tietê, a produção de água potável cresce de 10 m³/s para 15 m³/s.
Prevendo o aumento substancial do consumo médio de água no futuro, o Plano Diretor de Abastecimento de Água da Região Metropolitana recomendou a ampliação da ETA Taiaçupeba. Se hoje o Sistema Integrado da Região Metropolitana produz 68 m³/s de água, estima-se que, em 2025 será necessário produzir um mínimo de 80,8 m³/s para atender à demanda da população.
O contrato da PPP, de 15 anos, prevê melhorias nas instalações da ETA que incluem obras como a construção de 17,7 Km de adutoras de 400 a 1.800 mm, quatro reservatórios com capacidade total de 70 milhões de litros, tratamento e disposição final do lodo dos decantadores, manutenção eletromecânica, manutenção de barragens e serviços auxiliares de adução. Para tanto, serão feitos investimentos de R$ 300 milhões.
ETA Taiaçupeba
Nove municípios da Região Metropolitana serão beneficiados pela ampliação na ETA de Taiaçupeba: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano e São Paulo (Zona Leste). Atualmente, a ETA recebe água das cinco represas que integram o Sistema Produtor do Alto Tietê: Paraitinga, Ponte Nova, Biritiba-Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba, que juntas exibem um total de capacidade de reservação de 513 milhões de m³.
A ETA Taiaçupeba começou a operar em março de 1992, quando sua capacidade nominal era de 5m³/s. Em linhas gerais, o complexo da ETA Taiaçupeba é hoje constituído pelas seguintes unidades:
- Captação e estação elevatória de água bruta
- Adutoras de água bruta e chaminés de equilíbrio
- Medição de vazão afluente
- Estrutura de chegada de água bruta e mistura rápida auxiliar
- Mistura rápida principal e canal de água coagulada
- Floculadores e galerias de serviço
- Decantadores e galerias de serviços
- Canais de água decantada e mistura intermediária
- Filtros e galerias de serviços
- Canais de água filtrada, mistura final e canal efluente de água tratada
- Reservatório de água tratada
- Estação elevatória de água tratada
- Adutora de água tratada e tanque de alimentação unidirecional
- Medição de vazão efluente de água tratada
- Estação elevatória, adutora e reservatório de água de lavagem
- Estação elevatória, adutora e tanques do sistema de recuperação dos efluentes de lavagem dos filtros
- Lagoas emergenciais para lodo
- Sistema para o adensamento e desidratação de lodo
- Casa de química, controle, utilidades e galerias de serviços
- Recebimento e estocagem de produtos químicos como coagulante, ácido fluossilícico, cal, carvão, permanganato de potássio e cloro
- Balança e sala para motoristas
- Oficinas e administração
- Restaurante
- Portaria
Fonte: CAB spat
Nenhum comentário:
Postar um comentário