terça-feira, 9 de novembro de 2010

Audiência vai tratar de saneamento

Tanto o sistema de abastecimento quanto o de recolhimento de esgoto em Santa Cruz do Sul serão tema de debates na próxima quinta-feira, quando ocorre uma audiência pública para apresentação do Plano de Saneamento. O estudo foi confeccionado por uma empresa de consultoria, contratada mediante licitação. Durante a reunião, entidades e a comunidade em geral também poderão apresentar sugestões.
A audiência pública começa às 18 horas, na Câmara de Vereadores. A equipe da Beck de Souza Engenharia, de Porto Alegre, vai explicar suas conclusões. A Beck está elaborando o Plano de Saneamento, que estabelecerá as metas a serem cumpridas pela empresa ou companhia que ficar responsável pelo abastecimento no município a partir de 2011. A escolha da concessionária ocorrerá mediante licitação, visto que o contrato com a Corsan não foi renovado.
O Plano de Saneamento também é uma exigência para que os municípios tenham direito a recursos federais. Dentre os dados obtidos pela Beck de Souza está a confirmação de que apenas 7% do esgoto produzido em Santa Cruz é tratado. A consultoria aponta para a necessidade de investimentos de R$ 152,5 milhões em coleta e tratamento de esgotos, a serem realizados nos próximos 30 anos pela vencedora da licitação. No período, outros R$ 51,9 milhões deverão ser aplicados em melhorias no abastecimento, conforme os levantamentos da empresa.
Além de ouvir as explicações da Beck de Souza, a população poderá apresentar sugestões. O Projeto Santa Cruz Novos Rumos está entre as entidades que pretendem participar ativamente do processo. A princípio, a audiência pública seria a última oportunidade para o encaminhamento de novas propostas, mas a prefeita Kelly Moraes já acenou para a possibilidade de o debate se estender para além da quinta-feira. A questão será analisada ainda pelos vereadores.

Fonte: Jornal Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário