Rio - O Rio de Janeiro deu mais um importante passo para a resolução de um dos mais graves problemas ambientais: a correta e eficiente gestão dos resíduos sólidos, sobretudo quanto a sua destinação final. Representantes do Estado participaram do V Congresso da ProEurope, organização européia que reúne 30 países do continente, mais o Canadá. O encontro discutiu o tema que foi objeto de um acordo de cooperação assinado em maio deste ano, entre a secretária do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, e a ministra portuguesa do Ambiente e Ordenamento do Território (MAOT), Dulce Pássaro.
Durante o evento, que aconteceu em Bruxelas nos dias 6, 7 e 8 de outubro, o diretor do ProEurope, Joachim Quoeden, demonstrou todo o interesse em ajudar o Estado do Rio na implementação de um modelo parecido com o europeu de gestão de resíduos, baseado na responsabilidade compartilhada de produtores e consumidores, consagrado há 20 anos em toda Europa e em processo de implantação em outros países inclusive nos EUA.
Os representantes do Rio também conheceram, em Portugal, unidades de beneficiamento, tratamento e destinação final de resíduos sólidos. O modelo português de reciclagem de embalagens - que tem como gestora a Sociedade Ponto Verde (SPV), entidade sem fins lucrativos licenciada pelo governo - é a principal inspiração para o Estado do Rio, que estuda implementar modelo semelhante, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovado em agosto pela Presidência da República após quase duas décadas de discussões no Congresso.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário