A partir de agora, quinze categorias de alimentos, entre eles a água mineral, estão isentos de possuir o registro junto à Anvisa
Quinze categorias de alimentos deixarão de ser registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o que prevê a Resolução RDC 27/2010 publicada pela Agência no dia 9 de agosto. Dentre os alimentos que passarão a ser isentos de registro estão: palmito em conserva, sal, alimentos para atletas, água mineral e adoçantes dietéticos.
No caso de alimentos dispensados de registro junto à Anvisa, as empresas devem informar à autoridade sanitária local sobre o início da produção do alimento.
Depois do anúncio divulgado pela Anvisa em julho, que as empresas teriam seus produtos apreendidos em todo o território nacional por não apresentarem registro na Anvisa, a agência publica uma resolução contrária. Na primeira medida, ela alertava aos consumidores para não consumirem água mineral e citou algumas marcas.
Devido a esse anúncio, o revendedor da água mineral Serra Negra, da fonte Verônica, Samuel de Araújo Lima, disse ter se sentido prejudicado. `Mesmo essa fonte não ser a mesma que eu revendo, os clientes veem o nome Serra Negra e generalizam`, diz. `A Anvisa deveria explicar que não é a água que é imprópria, e sim que a fonte não possuía documentação`, salienta. `A fonte com que eu trabalho não tem nada a ver com a anunciada e vale destacar que a água da fonte sem documentação não circula em Rio Claro`, explica.
Fonte: Jornal Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário