O Instituto Trata Brasil , responsável pela realização de um levantamento sobre a situação dos sistemas de tratamento de água e esgoto, apontou este ano Porto Alegre como a 27 cidade com melhores serviços nesta área.
No mesmo ranking - resultado da apuração nos 81 municípios mais populosos do país.
De acordo com o último levantamento, que tomou por base o período entre os anos de 2003 e 2008, houve uma melhora de 11,7% no atendimento dos sistemas de esgoto nas cidades observadas e de 4,6% no tratamento.
`Para a universalização, porém, o caminho ainda é longo, e só com muito engajamento das prefeituras é que teremos condições de chegar neste patamar`, destacou o conselheiro do Instituto Trata Brasil Raul Pinho.
Os dados apurados pela entidade evidenciaram ainda que são despejados no meio ambiente, todos os dias, 5,9 bilhões de litros de esgoto sem qualquer tratamento, gerados nessas localidades - que, somadas, representam 72 milhões de habitantes.
Segundo Pinho, essa situação significa a continuidade da contaminação do solo, dos rios, dos mananciais e das praias brasileiras e produz impactos diretos à saúde da população.
A base de dados foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, que reúne informações dos serviços de água e esgoto fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras dos serviços nas cidades.
De acordo com o conselheiro do Instituto Trata Brasil , o volume de investimentos e a redução das perdas de água tratada foram os principais motivos para que os dez primeiros colocados no ano de 2008 melhorassem sua posição em relação a 2007.
O município de Jundiaí, em São Paulo, por exemplo, passou do quinto para primeiro lugar noranking, por ter conseguido reduzir as suas perdas de 32% para 27% e ainda por ter aumentado em 86% os seus investimentos em relação ao ano anterior.
Fonte: Trata Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário