sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Saneamento Básico, o Site! participa do “Ranking do Saneamento” realizado pelo Instituto Trata Brasil


O Instituto Trata Brasil, realizou nesta quinta-feira (16), às 11 horas, no auditório da FGV Berrini, uma coletiva de imprensa, com a proposta de exibir os maiores avanços e desafios para a universalização do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país, e contou com a presença do Saneamento Básico, o Site!.

Publicado desde 2007, o estudo mostra a real situação vivida nas cidades brasileiras em relação ao  saneamento básico, buscando incentivar as empresas a evoluir e valorizar os esforços das melhores colocadas, para que a população tenha melhor qualidade de vida.

O estudo revela o percentual da população brasileira atendida com água tratada e coleta de esgoto, informações importantes sobre  perda de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado pelos 77 milhões de brasileiros destas cidades.

No Brasil, segundo o SNIS 2010, 81% da população tem acesso à água tratada e 46% que possuem acesso à coleta de esgoto, sendo que  de todo esgoto gerado no país apenas 38% recebe tratamento. A perda média de água no país é de 36%. Pela grande presença da população nas grandes cidades é, portanto, cada vez mais importante evidenciar a situação dos serviços nestes importantes municípios.

Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, analisa os números: “Esse novo levantamento do Trata Brasil e os números gerais do SNIS 2010 evidenciam que o Brasil tem um enorme desafio pela frente até alcançar a universalização do saneamento básico, sobretudo no acesso à água tratada, à coleta e ao tratamento de esgotos. E complementa: “Apesar dos inegáveis avanços, o que deveria ser um direito humano ainda é negligenciado por muitas autoridades, inclusive nas grandes cidades”.

Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil

Melhores:

1° - Santos – SP
2° - Maringá – PR
3° - Franca – SP
4° - Uberlândia – MG
5° - Jundiaí – SP
6° - Sorocaba – SP
7° - Limeira – SP
8° - Uberaba – MG
9° - Niterói – RJ
10° - Londrina – PR

Piores:

91° - Rio Branco – AC
92° - Gravataí – RS
93° - Várzea Grande – MT
94° - Blumenau – SC
95° - Belém – PA
96° - Santarém – PA
97° - Ananindeua – PA
98° - Jaboatão dos Guararapes – PE
99° - Porto Velho – RO
100° - Macapá - AP

Fonte: Redação Saneamento Básico

Nenhum comentário:

Postar um comentário