quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Maioria da população acha que saneamento é serviço de esgoto.

Uma pesquisa realizada em todo o país revelou que a maioria dos brasileiros, cerca de 56%, entende que saneamento básico é “serviço de esgoto”. Realizado pelo Instituto Trata Brasil neste ano, a pesquisa disponibilizava direito a respostas múltiplas.

Dentre as outras respostas, prevaleceu 27% do entrevistados com a opção de “serviços de água”, 21% “coleta de Lixo”, 18% “limpeza pública”, 17% “limpeza de bueiros” e 11% “despoluição de rios”.Ao todo, foram 1.008 entrevistas realizadas em 26 grandes cidades do país, incluindo Fortaleza.

Além disso, na amostra prevaleceram as entrevistas com mulheres (55%), da classe C (54%), com idades acima dos 30 anos e com grau de instrução do ensino fundamental.

Com isso, 81% dos entrevistados relacionaram o saneamento com algum dos quatro serviços da área e apontaram que a grande maioria dos entrevistados sabem quais os itens que compõem o saneamento (distribuição de água, coleta de esgoto, coleta de lixo e drenagem de águas pluviais). Apesar disso, a população faz confusão na hora de usar de forma adequada estes serviços.

Ceará
No Ceará, a Cagece, responsável pelo saneamento básico do estado, enfrenta problemas com a má utilização do sistema de esgoto, tanto pela colocação de lixo dentro dos tubos, como pelo despejo inadequado de água de chuva dentro da rede de esgoto.

De acordo com a Cagece, essa atitude acaba gerando transbordamentos e entupimentos no sistema de esgotamento sanitário, e causando prejuízos para a empresa e população.

Saneamento Básico
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.

Os serviços, considerados essenciais, podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas. Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes as doenças decorrentes da falta de saneamento ( viróticas, bacterianas e outras parasitoses) tendem a ocorrer de forma endêmica.

Fonte: Jangadeiro Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário