sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sabesp investe R$ 17 milhões na nova ETE de Itupeva.


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e a Sabesp, inaugurou nesta quinta-feira, 5 de julho, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Nica Preta, em Itupeva. O evento aconteceu às 14h30 na ETE e contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; do diretor de Sistemas Regionais da Companhia, Luiz Paulo de Almeida Neto; do superintendente da Sabesp na região, Antonio Carlos Teixeira, e do prefeito de Itupeva, Ocimar Poli, entre outras autoridades.

As obras da ETE tiveram início em 2009 e investimentos de mais de R$ 17 milhões que contemplam, também, a implantação de Estação Elevatória de Esgotos e todo o sistema que coleta o esgoto dos imóveis para o tratamento
.
O sistema entrou em pré-operação na última semana e, com isso, o índice de tratamento dos esgotos coletados passou de 13% para 43%, beneficiando 16,5 mil pessoas no município.
O diretor da Sabesp, Luiz Paulo, destacou que a região de Jundiaí é uma das que mais crescem no Estado e, por apresentar baixa disponibilidade hídrica, requer prioridade no tratamento do esgoto e combate a perdas de água. A bacia hidrográfica em que Itupeva está inserida é considerada a mais crítica do Estado de São Paulo, com disponibilidade hídrica de apenas 104 m³/hab/ano, enquanto a ONU considera ideal 1,5 mil m³/hab/ano.

Para o prefeito Ocimar Poli, a atuação da Sabesp em Itupeva trouxe grandes benefícios para a população. Ele destacou, além da ETE, melhorias no abastecimento de água com a ampliação da Estação de Tratamento de Água.

Até o final deste ano, a Sabesp pretende atingir a marca de 100% de tratamento dos esgotos coletados na cidade. Com vistas à universalização dos índices de atendimento até 2014, a Companhia transformará Itupeva em um município 300%, com 100% de água tratada, 100% de coleta de esgotos e 100% de tratamento dos resíduos coletados.

O funcionamento desta Estação de Tratamento de Esgotos contribuirá diretamente com o desenvolvimento da cidade, beneficiando 33 mil pessoas, e com a despoluição da bacia do rio Jundiaí e, consequentemente, do rio Tietê.

Fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário