Rogério Tavares anunciou que PAC 2 terá recursos para contratar a elaboração de projetos. Ele esteve no primeiro dia de seminário que analisa a preparação do saneamento com vistas a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
O Superintendente Nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Rogério de Paula Tavares, anunciou no Seminário “2014 Saneamento na Rede - A chance de um gol de placa na universalização dos serviços de água e esgoto”, que existem recursos na casa dos R$ 500 milhões, disponíveis para a elaboração de projetos das empresas de água e saneamento. A medida vai facilitar a tomada de investimentos, que antes emperrava justamente pela falta de projetos pré-elaborados para apresentar aos órgãos de financiamento.
Tavares disse ainda que foi criado um fundo de participação de companhias de saneamento, envolvendo R$ 3 bilhões, com vistas a melhorar a gestão das mesmas, assim como sua estruturação e modernização, de modo que venham a acessar fundos de empréstimos. Os recursos são do FGTS, gerenciado pela Caixa. A intenção é reestruturar as companhias com problemas, para que no futuro elas possam fazer mais investimentos no caminho da universalização do atendimento em água e esgoto. As que estão em boa saúde financeira, e podem emitir debêntures no mercado, também recebem aporte de capital, pois os recursos do FGTS também estão disponíveis para este tipo de investimento.
Debate - André Castro, presidente do Instituto Trata Brasil, vai tratar nesta tarde, segundo dia do seminário, sobre a oferta dos serviços de esgoto nas cidades-sede da Copa. Ele tem uma pesquisa que será divulgada durante o evento, com o ranking do esgotamento sanitário dentre elas. A palestra dele vai preceder o ponto alto do dia, que é a mesa-redonda que vai reunir representantes das concessionárias de água e esgoto dos estados que receberão os jogos da Copa.
Entre os debates está a mesa-redonda tem as presenças de Edson Aparecido da Silva, da Federação Nacional dos Urbanitários e o presidente da ABCON, Yves Besse, que representará o setor privado, além do presidente da ABAR, Ricardo Pinto Pinheiro, que vai expor sobre a Regulação como fator de garantia de qualidade dos serviços de saneamento. O debate será mediado por Adalberto Piotto, jornalista, âncora da CBN e embaixador do Instituto Trata Brasil.
Fonte: Portal Fator Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário